domingo, 22 de março de 2009

Arcas


Arcas é com certeza uma das terras mais antigas do concelho de Moimenta da Beira. Há quem pense que Arcas é uma variante popular de Orcas o que não nos parece certo. O dicionário Lello diz que “Arcas é um monte de pedras que serve de marco”. Leite de Vasconcelos por sua vez ensina-nos que Arca “é um marco especial usado pelos romanos nos campos e formado de quatro paredes, à maneira de guardas de um poço”.

Algumas vezes o povo teria chamado orcas a arcas e não o contrário, mas deste contágio semântico veio posteriormente a gerar-se de facto a confusão entre Orcas e Arcas. Em Portugal há treze lugares chamados Arcas e seis chamados arca, arca não será o singular de arcas mas sim o plural neutro que em latim termina em (a) e é vulgar ainda no português como se vê no fruto e fruta ou lenho ou lenha; a forma arca plural paralelo a arcas poderá traduzir maior antiguidade.

Sendo assim Arcas nasceu no lugar que os romanos assinalaram levantando pedras para marcar uma divisão territorial. É de notar que em Arcas existe a capela de N. Senhora das Seixas, talvez vindo do latim, “saxa” que significa seixos relacionado com pedra por isso como N. Senhora da Lapa próximo de Lápis e de Lápide igualmente relacionados com a ideia de pedra.

Mas “Seixa” significa também pomba branca e nesse caso parece relacionar-se com Santa Comba Osores ali martirizada sendo Comba forma reduzida de Columba, palavra latina que significa pomba. No entanto seria um pouco estranho que no lugar a toponímia conservasse a forma Arcas e a Agiológio (nomes de Santos), a forma Seixas o que se torna aceitável por os dois termos terem aparecido em épocas distantes uma da outra.

( in livro: “Os oito concelhos de Moimenta da Beira”- A. Bento da Guia)

1 comentário:

Carlos Miguel Fonseca disse...

Arcas diz-me muito... muito mesmo... era de lá o meu pai que tão cedo perdi... adoro as suas gentes... embora sejam já muito poucos... mas é dospoucos locais em Portugal em que eu me sinto tão bem...